Um golpe contra
os trabalhadores está em curso no Congresso Nacional
Leonardo
Sakamoto
06/04/2015 16:12
A
Câmara dos Deputados está prestes a aprovar um projeto que amplia os casos em
que pode ocorrer terceirização no Brasil.– Ah, japa, mas eu não tenho nada a ver com isso.
Bem, se você não se preocupa com décimo-terceiro salário, adicional de férias, FGTS e Previdência Social, então nem leia esse post.
Caso contrário, deveria saber que o projeto de lei 4330/2004, de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), que legaliza a contratação de prestadoras de serviços para executarem atividades-fim em uma empresa, pode ser votado nesta semana. Ou seja, de uma hora para outra, a empresa em que você trabalha pode pedir para você abrir uma empresa individual e começar a dar nota fiscal mensalmente para fugir de impostos e tributos. Escrevi um texto, tempos atrás, para tentar explicar o que está em jogo e o retomo a discussão neste post.
Por exemplo, uma usina de cana contrata trabalhadores de outra empresa para produzir cana para ela. Dessa forma, se livra dos direitos trabalhistas e sociais a que seu empregado teria direito, jogando a batata quente para o colo de uma pessoa jurídica menor. Que nem sempre vai honrar os compromissos assumidos, agir corretamente ou mesmo pagar os salários. Antes da ação do poder público para regularizar essa esbórnia, havia usinas no interior paulista sem um único cortador de cana registrado, enquanto milhares se esfolavam no campo para garantir o açúcar do seu cafezinho e o etanol limpo do seu tanque.
Casos famosos de flagrantes de trabalho escravo surgiram por problemas em fornecedores ou terceirizados, como Zara, Le Lis Blanc, MRV, entre tantos outros. O governo federal e o Ministério Público do Trabalho puderam responsabilizar essas grandes empresas pelo que aconteceu na outra ponta por conta de uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho, que garante a responsabilidade sobre os trabalhadores terceirizados na atividade-fim.
O projeto de lei que está para ser votado quer mudar isso, entre outros pontos polêmicos. Centrais sindicais afirmam que isso pode contribuir com a precarização do trabalho. Reclamam que, transformado em lei, os chamados “coopergatos'' (cooperativas montadas para burlar impostos) e as pessoas-empresa (os conhecidos “PJs'') irão se multiplicar e o nível de proteção do trabalhador cair. Segundo eles, setores como empresas têxteis, de comunicações e do agronegócio têm atuado pela legalização da terceirização em qualquer atividade com pesados lobbies no Congresso Nacional.
“Ah, mas eu quero ser livre para fazer ser frila.'' Beleza, fique à vontade. Mas e quem tem um emprego fixo e quer alguma estabilidade e segurança, condições conquistadas a duras penas e presentes na Consolidação das Leis do Trabalho? Quem diz que a CLT é anacrônica ou não vive pelo salário ou precisa fazer uma avaliação urgente sobre sua própria vida.
De acordo com um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em parceria com a Central Única dos Trabalhadores, em média um trabalhador terceirizado trabalha três horas a mais por semana e ganha 27% menos que um empregado direto. No setor elétrico, por exemplo, a taxa de mortalidade de um funcionário de uma prestadora é 3,21 vezes superior ao de um trabalhador de uma empresa contratante.
A terceirização tresloucada transforma a dignidade em responsabilidade de ninguém.
Mais ou menos assim: Um consórcio contrata o Tio Patinhas para tocar um serviço, que subcontrata a Maga Patalógica, que subcontrata o Donald, que deixa tudo na mão de três pequenas empreiteiras do Zezinho, do Huguinho e do Luizinho. Às vezes, o Zezinho não tem as mínimas condições de assumir turmas de trabalhadores, mas conduz o barco mesmo assim. Aí, sob pressão de prazo e custos, aparecem bizarrices. Depois, quando tudo acontece, Donald, Patalógica, Tio Patinhas e o consórcio dizem que o problema não é com eles – afinal, eles não rabiscaram carteira de trabalho alguma. E aí, ninguém quer pagar o pato – literalmente. Ficam os trabalhadores a ver navios, como Patetas.
Aprovado pela Câmara dos Deputados, o substitutivo de Arthur Maia (SD-BA) sobre o projeto de Mabel vai para o Senado. E de lá para a sanção presidencial. Aposto uma caixa com os DVDs das três temporadas completa de House of Cards que um veto de Dilma seria derrubado em velocidade recorde pelo Congresso. Isso se ela quisesse vetar, é claro – coisa pelo qual não apostaria um tostão.
A Câmara dos Deputados recebeu um parecer assinado por 19 dos 26 ministro do Tribunal Superior doTrabalho, criticando o projeto de lei e alertando para as consequências negativas de sua aprovação. “Ao permitir a generalização da terceirização para toda a economia e a sociedade, certamente provocará gravíssima lesão social de direitos sociais, trabalhistas e previdenciários no País, com a potencialidade de provocar a migração massiva de milhões de trabalhadores hoje enquadrados como efetivos das empresas e instituições tomadoras de serviços em direção a um novo enquadramento, como trabalhadores terceirizados, deflagrando impressionante redução de valores, direitos e garantias trabalhistas e sociais'', afirma.
E, em decorrência do PL, o parecer prevê que “o rebaixamento dramático da remuneração contratual de milhões de concidadãos, além de comprometer o bem estar individual e social de seres humanos e famílias brasileiras, afetará fortemente, de maneira negativa, o mercado interno de trabalho e de consumo, comprometendo um dos principais elementos de destaque no desenvolvimento do País. Com o decréscimo significativo da renda do trabalho ficará comprometida a pujança do mercado interno no Brasil.'' Outras cartas também foram produzidas por juízes, procuradores e auditores fiscais do trabalho, entre outras categorias, contra o projeto.
Há algum tempo, solicitei a três atores do direito, especialistas no tema, que explicassem as consequências negativas para os trabalhadores caso o projeto de lei seja aprovado. Trago as respostas aqui novamente.
Dêem uma olhada nas avaliações. Se após isso, continuarem achando que não nada lhe diz respeito ou que a discussão sobre direito do trabalhador é coisa de comunista, faça-me um favor: não se sinta culpado quando seu filho ou filha perguntar, daqui a uns anos, algo do tipo “mãe, pai, o que é emprego?''
Rafael de Araújo Gomes, procurador do trabalho da 15a Região
A consequência da aprovação de projetos sobre o tema em trâmite no Congresso Nacional é que poderá uma empresa, se assim desejar, terceirizar não apenas parte de suas atividades, mas todas elas, não permanecendo com qualquer empregado. Teríamos então uma empresa em funcionamento, com atividade econômica, mas sem nenhum funcionário.
Tomemos, para melhor visualização de tal disparate, autorizado pelos projetos, o caso do banco Bradesco, empresa com capital social superior a 30 bilhões de reais e mais de 70 mil empregados.
Aprovada a terceirização nos moldes pretendidos, nada haverá na legislação que impeça o Bradesco de livrar-se de todos os seus empregados, permanecendo com nenhum, mediante a terceirização de todas as funções. Se tal opção for economicamente vantajosa ao banco, ela poderá ser adotada. Teremos então uma empresa com capital social, faturamento e lucro da ordem de vários bilhões de reais, e nenhum empregado, ou seja, nenhum ônus trabalhista.
Parece o cenário com o qual sonharam os banqueiros de todas as épocas em seus devaneios mais loucos, não? Todos os lucros, e nenhuma responsabilidade. Pois tal sonho de qualquer capitalista poderá enfim se transformar em realidade, em nome da “modernidade” e da “competitividade”.
Renato Bignami, auditor fiscal do trabalho em São Paulo
Ao autorizar, via processo legislativo, a subcontratação da principal (ou principais) atividade(s) de determinada empresa, sem que haja uma contrapartida jurídica de manutenção da garantia do equilíbrio contratual, a exemplo da responsabilização solidária, o legislador está dando um tiro de misericórdia no direito do trabalho.
Todas as relações irão se dar com base no direito civil/mercantil, privatistas ao extremo. Futuramente não haverá mais empregados. Quem irá contratar uma pessoa que reclama, que fica grávida, que falta ao serviço, que não abaixa a cabeça e atende a todo tipo de ordem, e que, além do mais, custa o dobro e possui direitos pétreos, como limite de jornada de trabalho e piso salarial? Irá naturalmente contratar uma empresa terceirizada, que, por sua vez, também irá contratar uma quarteirizada e que, em última análise, contratará um micro-empreendedor individual, por exemplo, sem que isso possa ser considerado fraude, à luz da legislação proposta pelo deputado federal Sandro Mabel.
Trata-se da externalização total e completa dos riscos da atividade econômica sem que haja um mínimo de divisão dos lucros dela advindos, via valorização do trabalho. Nossa sociedade terá uma lei que valoriza a liberdade de empresa (princípio da livre iniciativa) ao extremo, sem garantir a proteção que o direito do trabalho buscou construir, no decorrer dos últimos 90 anos. No entanto, devemos sempre lembrar que a Constituição é clara, no artigo 1º, inciso IV, ao afirmar que o Brasil constitui-se em um Estado Democrático de Direito que tem por fundamento os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, em iguais proporções. O PL 4330 subverte esse princípio e “desregula'' a balança, em nítido desvalor do trabalho. Caso o PL seja convertido em lei será o caos e seguramente não colaborará nem para garantir segurança jurídica aos empresários e, muito menos, para construir coesão social, tão necessária nos dias de hoje, em que vemos a população sair às ruas clamando por melhores condições de vida.
Por fim, teremos a legislação mais liberal do mundo ocidental, mais ainda que a lei chilena e seguramente mais que qualquer ordenamento europeu (todos garantem, pelo menos, que haja solidariedade jurídica entre os elos). Iremos de encontro à Recomendação 198, da Organização Internacional do Trabalho, que sugere um maior nível de proteção à relação de emprego, e uma valorização crescente do princípio da primazia da realidade como fundamental na determinação da relação de trabalho. Enfim, o PL legitima todo tipo de fraude a que estamos acostumados a denunciar e a atacar, no curso da atividade inspecional. Um verdadeiro retrocesso.
Marcus Barberino, juiz do Trabalho da 15a Região
O pior cenário é não haver nenhuma defensa ao direito de negociação coletiva e de representação sindical. Ao permitir o deslocamento de uma atividade estratégica da empresa para qualquer prestador de serviço, você está alterando de modo unilateral a formação dos contratos coletivos de trabalho e, por via indireta, dos contratos individuais.
Outra dimensão dramática é não estabelecer a solidariedade entre prestadores e tomadores. Se eles criam os riscos não podem ter limitação quanto à responsabilidade dos riscos em face de terceiros.
A questão, tal como posta, acaba por colocar o crédito do trabalhador em posição de proteção jurídica inferior a de um particular (pois aqui incide as regras do Código Civil) e da União (cuja violação de créditos tributários implica responsabilidade solidária dos devedores).
Enfim é a mercantilização tão violenta quanto na época da revogação da “poor law'' inglesa em 1834.
Link: http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2015/04/06/um-golpe-contra-os-trabalhadores-esta-em-curso-no-congresso-nacional/
GOLPE CONTRA OS TRABALHADORES
VEJA A PAUTA DA SEMANA NA CÂMARA FEDERAL
Agenda Legislativa CUT - de 6 a 10 de abril de 2015
Destaques da semana
De acordo
com a pauta da semana, a Câmara dos Deputados promete debates intensos no
plenário da Casa devido a propostas de grande relevância previstas para
votação. O primeiro item da pauta será a MP 660/2014 que tranca a pauta da
Casa, em seguida poderá ser votado o PL 4330/2004 da terceirização.
A Medida
Provisória 660/2014, permite a servidores dos ex-territórios do Amapá e de
Roraima optarem pelo quadro em extinção de pessoal da mesma forma que os
servidores de Rondônia. Para além do tema principal da MP, das 68 emendas
apresentadas pelos parlamentares, 37 forma acatadas pelo relator na Comissão
Mista, deputado Silas Câmara (PSD-AM). Entre as mais polêmicas destaque para as
emendas 40 e 41. O objetivo das emendas é permitir o compartilhamento de
atribuições exclusivas dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil com
outros servidores da RFB.
Outro
projeto que consta na pauta e poderá ser votado caso seja vencido o
sobrestamento causado pela Medida Provisório, é o Projeto que visa regulamentar
a terceirização (PL 4330/2004). Um dos pontos mais polêmicos do texto em
análise é possibilidade de terceirização em relação a qualquer das atividades
das empresas que foi mantido pelo relator, deputado Arthur Oliveira Maia
(SD-BA),
Ainda
resultante das pautas anteriores após a Comissão Geral de Segurança Pública,
alguns projetos ainda estão pendentes de análise e continuam na pauta. Não
Consta mais na pauta o requerimento para votação do PL 5773/2013, que trata da
definição de terrorismo, tendo sido rejeitado sua urgência na semana passada.
Na
quarta-feira, o Plenário realiza, às 10 horas, Comissão Geral para debater a
Previdência Social. Essa comissão, sugerida pelo deputado Cleber Verde
(PRB-MA), discutirá o tema à parte da série de convites para os ministros de
Estado apresentarem temas sobre suas pastas. Além do ministro da Previdência
Social, Carlos Eduardo Gabas, poderão ser convidados os ministros do
Planejamento, Nelson Barbosa; e da Fazenda, Joaquim Levy; além de
representantes de entidades de aposentados, auditores fiscais previdenciários,
entre outros convidados.
Michel
Temer, vice-presidente da República, será ouvido na Comissão Especial da
Reforma Política. Temer é presidente licenciado do PMDB e foi convidado para
falar sobre sistemas eleitorais e financiamento de campanha. A reunião ocorrerá
na tarde desta terça-feira, pela manhã também deverão ser ouvidos para o mesmo
tema, os presidentes do PRB, PPS, PSOL e PHS.
Senado
Federal
Vários
Ministros de Estado comparecerão ao Congresso Nacional esta semana. Os
ministros de Trabalho, Manoel Dias, e da Previdência Social, Carlos Eduardo
Gabas, serão ouvidos em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos
(CAE) nesta terça-feira (7). O intuito é prestar esclarecimentos aos senadores
sobre as mudanças previstas nas Medidas Provisórias 664 e 665 de 2014. No mesmo
dia, Aldo Rebelo, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, irá expor a
agenda e as prioridades da pasta para os próximos dois anos na Comissão de
Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O Ministro de
Minas e Energia, Eduardo Braga, na quarta-feira (8), comparece à audiência pública
na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) para prestar informações sobre
os planos e prioridades do Ministério para o ano de 2015; e o Ministro da
Saúde, Arthur Chioro, se apresenta voluntariamente na Comissão de Assuntos
Sociais (CAS) também na quarta-feira.
Ao longo
desta semana serão realizadas diversas audiências públicas pelas Comissões
Mistas (MP 664 e 665), inclusive uma conjunta na quinta-feira (9). Além da
presença dos Ministros de Estado, representantes das Centrais Sindicais e
diversas Confederações, academia e representantes de Institutos e Departamentos
ligados ao movimento sindical de trabalhadores também se farão presentes nos
debates sobre as mudanças em direitos trabalhistas e previdenciários.
Na
terça-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) também realiza sabatina
para a escolha de diretores para o Banco Central. Na Comissão de Assuntos
Econômicos (CAS), dentre os projetos em pauta, se destacam: o PLC 6/2015, que
trata da Lei dos Planos de Saúde; o PLS 599/2011 que regulamenta a profissão de
Quiropraxista e, o PLS 8/2014 que propõe a redução do intervalo de descanso e
alimentação do empregado. E na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ),
continua em pauta para discussão e deliberação o PLS 218/2014 que propõe a
anistia a dirigentes ou representantes sindicais e trabalhadores.
Confira em anexo agenda completa da semana

Elaborada com
os principais temas de interesse no Congresso Nacional
Agenda prevista do Congresso Nacional:
Comissão da
Medida Provisória 664/2015 - Pensão por
morte / Auxílio-Doença
Terça-feira (07), plenário nº 15, a partir das 14h30 horas.
Terça-feira (07), plenário nº 15, a partir das 14h30 horas.
Pensão
Convidados:
·
Sr. Kaizô
Iwakami Beltrão - Professor
da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE/FGV
·
Sra. Diana
Reiko Tutiya Oya Sawyer - Coordenadora do Centro Internacional de Políticas
para Crescimento Inclusivo e Prof. Emérita da UFMG
·
Sra. Ana
Amélia Camarano - Pesquisadora
do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA
·
Sr. Clemente
Ganz Lúcio - Diretor
Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos
- DIEESE
·
Representante -
Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP
·
Quarta-feira
(08), plenário nº 15, a partir das 14h30 horas.
Convidados:
·
Representante
- Central
Única dos Trabalhadores - CUT
·
Representante
- Força
Sindical
·
Representante
- Central
dos Sindicatos Brasileiros - CSB
·
Representante
- Central
de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB
·
Presidente - Nova Central
Sindical de Trabalhadores - NCST
·
Representante
- União
Geral dos Trabalhadores - UGT
·
Representante
- Confederação
Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG
·
Representante
- Confederação
Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos
Portos
·
Representante
- Confederação
dos Pescadores e Aquicultores Artesanais - CNPA
·
Representante
- Associação
Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil - ANFIP
·
Representante
– da
Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas – COBAP
Comissão da
Medida Provisória 665/2015 - Seguro-Desemprego / Abono Salarial /
Seguro Defeso do Pescador
Terça-feira (07), plenário nº 15, a partir das 14h30 horas.
Terça-feira (07), plenário nº 15, a partir das 14h30 horas.
Convidados:
·
Representante
- Central
Única dos Trabalhadores - CUT
·
Representante
- Força
Sindical
·
Representante
- Central
dos Sindicatos Brasileiros - CSB
·
Representante
- Central
de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB
·
Presidente - Nova Central
Sindical de Trabalhadores - NCST
·
Representante
- União
Geral dos Trabalhadores - UGT
·
Representante
- Confederação
Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG
·
Representante
- Confederação
Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos
Portos
·
Representante
- Confederação
dos Pescadores e Aquicultores Artesanais - CNPA
·
Representante
- Associação
Nacional dos Magistrados da Justiça do
·
Trabalho
- ANAMATRA
·
Representante
- Sindicato
Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho - SINAIT
·
Representante - Ministério
Público do Trabalho
Quarta-feira
(08), plenário nº 15, a partir das 14h30 horas.
Convidados:
·
Marcio
Pochmann – Pesquisador
do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho – CESIT/UNICAMP
·
Hélio
Zylberstajn
- Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
da USP
·
João Saboia - Professor do Instituto
de Economia da UFRJ
·
Clemente Ganz
Lúcio - Diretor
Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos
- DIEESE
·
Representante -
Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP
·
Comissão da
Medida Provisória 665/2015 - Seguro-Desemprego / Abono Salarial /
Seguro Defeso do Pescador
Quinta-feira (09), plenário nº 06, a partir das 09h30 horas.
Quinta-feira (09), plenário nº 06, a partir das 09h30 horas.
Audiência Pública/ Assunto / Finalidade - 1ª Reunião Conjunta
das Comissões Mistas de Medida Provisória. Instruir as Medidas Provisórias nº
664 e 665, de 2014.
Convidados:
·
Ministro
Nelson Barbosa - Ministério do
Planejamento, Orçamento e Gestão
·
Ministro
Carlos Eduardo Gabbas - Ministério da Previdência Social
·
Ministro
Manoel Dias - Ministério
do Trabalho e Emprego
·
Ministro
Miguel Rossetto - Secretaria-Geral
da Presidência da República
·
Ministro
Helder Barbalho - Ministério
da Pesca e Aquicultura
·
Agenda prevista da Câmara dos Deputados:
Plenário Ulysses Guimarães
Terça-feira (7), Sessão deliberativa às 14 horas. Ordem do Dia às 16 horas.
Terça-feira (7), Sessão deliberativa às 14 horas. Ordem do Dia às 16 horas.
Salários e
vencimentos de servidores de Rondônia
MP 660/2014 – do Poder Executivo - dispõe sobre as tabelas de salários, vencimentos,
soldos e demais vantagens aplicáveis aos servidores civis, aos militares e aos
empregados oriundos do ex-Território Federal de Rondônia integrantes do quadro
em extinção de que trata o art. 85 da Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010.
·
Matéria obstrui a pauta.
·
Término de vigência: 03/05/2015.
·
Aprovada na Comissão Mista em 31/03/2015.
Regulamentação
da Terceirização
PL 4330/2004 – do dep. Sandro Mabel (PL-GO) - Dispõe sobre o
contrato de prestação de serviço a terceiros e as relações de trabalho dele
decorrentes.
·
Discussão e votação em turno único.
·
Matéria deve ser deliberada após superado o
sobrestamento da pauta pela MP 660/2014.
·
Pendente de parecer da CCJC.
·
Aprovada na Câmara, segue para o Senado Federal.
Plenário Ulysses Guimarães
Quarta-feira (8), às 10 horas.
Quarta-feira (8), às 10 horas.
Previdência Social
Comissão Geral / Tema: Debate para discutir a Previdência Social.
Convidado:
1.
Carlos Eduardo Garbas – Ministro da Previdência Social
COMISSÕES
PERMANENTES E ESPECIAIS
Comissão
de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR)
Quarta-feira (08), plenário 10, às 10 horas
Quarta-feira (08), plenário 10, às 10 horas
Moção de repúdio às recentes invasões realizadas pelo (MST)
REQ 26/15 - do dep. Alceu Moreira (PMDB-RS)
- Requer, nos termos regimentais da Câmara dos Deputados, a aprovação de Moção
de Repúdio às recentes invasões realizadas pelo Movimento dos Trabalhadores
Rurais Sem Terra (MST) em empresas públicas e privadas no território
brasileiro.
Moção Repúdio à violência perpetrada pelo latifúndio contra
os trabalhadores rurais
REQ 31/15 - do dep. João Daniel (PT-SE) - Requer, nos termos
regimentais, a aprovação de Moção Repúdio a permanente violência perpetrada
pelo latifúndio e o agronegócio contra o povo brasileiro, notadamente contra os
pequenos agricultores, trabalhadores rurais, indígenas, quilombolas e
lideranças religiosas.
Impactos socioeconômicos e na saúde dos
trabalhadores e trabalhadoras rurais
REQ 45/15 - do dep.
João Daniel (PT-SE) Solicita a realização de audiência pública para debater os
impactos socioeconômicos e na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras rurais
decorrentes da monocultura praticada pelo agronegócio e do uso de
agrotóxicos".
Estabelece penalidades para o
trabalho escravo
PL 5.016/05 - (PLS
208/2003) - do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) - Estabelece penalidades para
o trabalho escravo, altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de
dezembro de 1940 (Código Penal), e da Lei nº 5.889, de 8 de junho de 1973, que
regula o trabalho rural, e dá outras providências.
·
Pode ser apreciado o parecer do relator, deputado
Luis Carlos Heinze (PP-RS) com Complementação de Voto, o parlamentar apresentou
relatório pela rejeição deste, do PL 3283/2004, do PL 3524/2004, do PL
408/2015, do PL 2667/2003, do PL 2668/2003, do PL 3500/2004, do PL 8015/2010,
do PL 1302/2011, do PL 3107/2012, do PL 4017/2012, do PL 5209/2013, e do PL
311/2015, apensados, e pela aprovação do PL 3842/2012, apensado.
·
Foi concedida vista ao deputado Beto Faro (PT-BA)
·
O Deputado Valmir
Assunção (PT-BA) apresentou voto em separado.
·
A matéria também será analisada nas
Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e de
Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Define regras para a concessão de aposentadoria especial
para os pescadores
PLP 417/14
(PLS 150/2013) - do sen. Paulo Paim
(PT-RS) - Aaltera as Leis nºs 8.213, de 24 de julho de 1991, 7.998, de 11 de
janeiro de 1990, e 11.959, de 29 de junho de 2009, para instituir a contagem do
periodo de defeso no âmbito das atividades pesqueira e afins como tempo de
contribuição para a Previdência Social, definir regras para a concessão de
aposentadoria especial para os pescadores e trabalhadores em atividades afins,
instituir o salário-defeso e dispor sobre o Registro Geral da Atividade
Pesqueira.
·
O
Colegiado pode votar o parecer do relator, deputado Zé Silva (S-MG), PARECER:
pela aprovação, com substitutivo.
·
A proposta também será analisada nas
Comissões de Trabalho, de Administração e de Serviço Público (CTASP), de
Seguridade Social e Família (CSSF), de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição
e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Projeto
estende seguro-desemprego para pescador profissional de pesca industrial
PL 6.971/13 - do dep. Jorginho Mello (PR-SC) - Altera a Lei nº 7.998, de 11 de
janeiro de 1990 e a Lei nº 8.900, de 30 de junho de 1994 e dá outras
providências. O projeto autoriza o pagamento
do seguro-desemprego ao pescador profissional da pesca industrial durante o
período de paralisação temporária da pesca imposta pelo governo federal, o
defeso. Atualmente, a Lei do Seguro-Desemprego (Lei 7.998/90),
que prevê o pagamento do benefício apenas aos pescadores profissionais da pesca
artesanal.
·
Poderá ser
votado na comissão parecer do relator, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), pela
aprovação, com substitutivo.
·
Foi concedida vista ao deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).
·
A matéria
também será analisada nas Comissões de Trabalho, de Administração e de Serviço
Público (CTASP), de Seguridade Social e Família (CSSF), de Finanças e
Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Comissão de
Constituição, de Justiça e de Cidadania (CCJC)
Terça-feira (7), plenário 1, às 14h30min.
Terça-feira (7), plenário 1, às 14h30min.
Visto de trabalho temporário em eventos esportivos
PL 1499/2007 – do deputado Deley (PSC-RJ) -
Estabelece a concessão de visto temporário para os estrangeiros que vierem
trabalhar temporariamente em eventos esportivos de nível internacional. Altera
a Lei nº 6.815, de 1980.
·
Poderá ser votado na comissão o parecer do relator, deputado
Esperidião Amin (PP-SC), pela constitucionalidade, juridicidade, técnica
legislativa e, no mérito, pela aprovação na forma do Substitutivo da CTD.
Furto de arma de fogo
PL 3708/2012 – do deputado Carlos
Bezerra (PMDB-MT) - Altera a redação do art. 155 do Decreto-lei nº 2.848, de 7
de dezembro de 1940 - Código Penal. Estabelece que o furto de arma de fogo é
considerado furto qualificado.
·
Poderá ser votado na comissão o parecer do relator, deputado
Alessandro Molon (PT-RJ), favorável à matéria.
Mediação
/ Relações trabalhistas
PL 7169/2014 – Sen. Ricardo Ferraço
(PMDB-ES) – Institui e disciplina o uso da mediação como instrumento para
prevenção e solução consensual de conflitos.
·
Poderá ser votado o parecer do
relator, deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ), com parecer pela aprovação,
com substitutivo.
Regulamenta a profissão de leiloeiro
PL 5657/2009 (PLS 74/2008) – do
senador Valdir Raupp (PMDB-RO) - Altera o art. 19 do Regulamento a que se
refere o Decreto n° 21.981, de 19 de outubro de 1932, que regula a profissão de
Leiloeiro ao território da República, para incluir como competência dos
leiloeiros a venda em hasta pública ou público pregão por meio da rede mundial
de computadores.
Cancela sanções de movimentos reivindicatórios de servidores públicos
PL 1781/1999 – do deputado Jovair
Arantes (PSDB-GO) - Dispõe sobre o cancelamento das sanções administrativas que
discrimina, aplicadas a servidores públicos, e dá outras providências. Cancela
as penalidades aplicadas em decorrência da participação efetiva em movimento
reivindicatório, entre 05 de outubro de 1988 e a data da publicação desta lei.
·
A matéria possui parecer do deputado
relator, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), favorável desde 2011, porém o parecer
ainda não foi votado.
Aumenta o efetivo de policiais militares
mulheres
PL 3408/2012 – da deputada Érika
Kokay (PT-DF) - Aumenta para trinta por cento o percentual de policiais militares
femininos na Polícia Militar do Distrito Federal. Altera a Lei nº 9.713, de
1998.
·
Poderá ser votado na comissão o parecer do relator, deputado Esperidião
Amin (PP-SC), favorável à matéria.
Comissão de
Educação (CE)
Terça-feira (07), plenário 5, às 14:30 horas
Terça-feira (07), plenário 5, às 14:30 horas
Audiência Pública /
Tema
Discutir a Situação Financeira e a Política de Expansão Universitária no
Brasil. (REQ 001/2015, da Dep. Alice Portugal - PCdoB/BA)
Convidados:
1.
Adriana
Rigon Weska, Secretária Substituta de Educação Superior do MEC;
2.
Targino
de Araújo Filho, Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das
Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES;
3.
Virgínia
Barros, Presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE;
4.
Paulo Henrique
Rodrigues dos Santos, Coordenador-Geral da Federação de Sindicatos de
Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições Públicas de Ensino
Superior do Brasil – FASUBRA;
5.
Eduardo
Rolim de Oliveira, Presidente da Federação de Sindicatos de Professores e
Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico
Técnico e Tecnológico - PROIFES-FEDERAÇÃO.
Comissão de
Educação (CE)
Quarta-feira (08), plenário 5, às 10 horas
Quarta-feira (08), plenário 5, às 10 horas
Seminário Internacional sobre Recursos Educacionais
Abertos
REQ
11/2015 - do dep.
Aliel Machado (PCdoB-PR) - que requer seja realizado, em conjunto com a
Comissão de Cultura, Seminário Internacional sobre Recursos Educacionais
Abertos.
Audiência pública dos Hospitais Universitários e de
Ensino
REQ
15/2015 - da Sra.
Alice Portugal (PCdoB-BA) - que requer a realização de Audiência Pública
conjunta das Comissões de Educação, de Seguridade Social e Família e de Ciência
e Tecnologia, Comunicação e Informática, destinada a discutir as políticas
públicas de apoio e incentivo ao ensino e assistência, à pesquisa, ao
intercâmbio de experiências dos Hospitais Universitários e de Ensino.
Subcomissão dos Hospitais Universitários e de
Ensino
REQ
16/2015 – da dep.
Alice Portugal (PCdoB-BA) - que requer que seja criada no âmbito da Comissão de
Educação a Subcomissão dos Hospitais Universitários e de Ensino.
Audiência Pública sobre as novas regras do FIES
REQ
17/2015 – do
deputado Izalci (PSDB-DF) - que requer a realização de Audiência Pública para
discutir as novas regras do FIES. Convidados: Ministro da Educação, Antônio
Idilvan de Lima Alencar (Presidente do FNDE), Ricardo Holz (Presidente do Fórum
Nacional de Entidades Estudantis), Amábile Pacios (Presidente da FENEP),
Elizabeth Guedes (Diretora Executiva da Associação Brasileira para o
Desenvolvimento da Educação Superior), Gilberto Gonçalves Garcia (Presidente do
CNE), Rodrigo Capelato (Diretor Executivo do Sindicato das Entidades
Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo -
SEMESP), e Sólon Hornidas Caldas (Diretor Executivo da Associação Brasileira de
Mantenedores de Ensino Superior - ABMES).
Comissão Especial de acompanhamento das metas do
PNE
REQ
18/2015 – do dep.
Leo de Brito (PT-AC) - que requer seja criado no âmbito da Comissão de Educação
a Subcomissão Especial para acompanhamento das metas estipuladas no Plano
Nacional de Educação (PNE).
Brasil, Pátria Educadora
REQ
19/2015 – da dep.
Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) - que requer, nos termos do
Regimento Interno da Câmara dos Deputados, que seja feito convite ao Senhor
Roberto Mangabeira Unger, Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos
da Presidência da República, para debater com os membros desta Comissão sobre o
Brasil, Pátria Educadora.
Comissão Especial de acompanhamento das metas do
PNE
REQ
20/2015 – do dep.
Orlando Silva (PCdoB-SP) - que Requer a realização de audiência pública para
debater as políticas de assistência estudantil e permanência do estudante na
universidade. Convidados: Ministro da Educação, UNE e Associação Nacional dos
Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES.
Fies e Pronatec Rural
REQ
21/2015 – dos
deputados Srs. Moses Rodrigues e Arnaldo Jordy - que requer a realização de
Audiência Pública conjunta com a Comissão de Integração Nacional,
Desenvolvimento Regional e da Amazônia sobre a situação do Fies e do Pronatec
Rural. Convidados: Diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do FNDE; Secretário
de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.
Subcomissão permanente da Educação Profissional
REQ
22/2015 – do dep.
Givaldo Vieira (PT-ES) - que requer a criação, no âmbito da Comissão de
Educação, de uma SUBCOMISSÃO PERMANENTE destinada a acompanhar e debater
assuntos relacionados a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.
Acompanhamento da greve dos professores de São
Paulo
REQ
23/2015 – da
deputada Ana Perugini (PT-SP) - que requer a realização de visita em comitiva
dos membros da Comissão de Educação para acompanhar in loco a greve dos
professores do Estado de São Paulo.
Acompanhamento da greve dos professores de São
Paulo
REQ
24/2015 – do
deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) - requer a realização de ciclo de Audiências
Públicas da Comissão de Educação, para debater o regime de colaboração e a
cooperação entre os entes federativos na área educacional.
Seleção e indicação dos diretores das
escolas públicas de educação básica
PL 8011/2010 - do deputado Vitor Penido (DEM-MG) - Dispõe sobre
diretrizes para a seleção e indicação dos diretores das escolas públicas de
educação básica com oferta dos níveis fundamental e/ou médio.
·
Pode
ser votado o parecer do relator, deputado Waldenor Pereira (PT-BA),
pela rejeição deste, do PL 5604/2013 e do PL 6798/2013, apensados.
·
A matéria também será apreciada na
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Destina ao Fundeb recursos provenientes
da extinção do décimo quarto e décimo quinto salários dos parlamentares
PL 5694/2013 - da deputada Erika Kokay (PT-DF) - Altera a redação do art.
3º da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos
Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das
Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei nº 10.195, de 14 de
fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nºs 9.424, de 24 de dezembro de
1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá
outras providências. A proposta destina ao Fundeb recursos provenientes da
extinção do décimo quarto e décimo quinto salários dos parlamentares.
·
Pode
ser votado na comissão, o parecer da relatora, deputada Margarida Salomão (PT-MG),
pela rejeição.
·
A
deputada Professora Dorinha Seabra
Rezende (DEM-TO) apresentou voto em separado.
·
A matéria também será analisada nas
Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de
Cidadania (CCJC).
Fixa reserva de vagas de estágio para
pessoas com mais de 35 anos
PL 7486/2014 - do deputado Giacobo (PR-PR) - Acrescenta § 6º ao art. 17
da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de
estudantes, para fixar reserva de vagas de estágio para pessoas com mais de 35
anos.
·
A comissão pode votar o parecer da relatora,
deputada Professora Dorinha Seabra Rezende
(DEM-TO), pela aprovação.
·
A proposta também será analisada na Comissão de Constituição e
Justiça e de Cidadania.
Comissão de Finanças e Tributação (CFT)
Quarta-feira (08), plenário 4, às 10 horas.
Quarta-feira (08), plenário 4, às 10 horas.
ProUni para o ensino médio privado
PL 7700/2006 (PLS 260/2005) – do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) - que altera o
art. 2º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, para estender o atendimento
do Programa Universidade para Todos aos estudantes beneficiados com bolsa
parcial no ensino médio privado. Possui 16 projetos apensados.
·
Poderá ser votado na comissão o parecer do relator, deputado Rodrigo Maia
(DEM-RJ), pela não implicação da matéria.
Impedimento de
Farmácias de manipulação de recolher ISS
PLP 592/2010 – do dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ) - Altera a lista de serviços anexa à
Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003. Impede que as farmácias
magistrais (de manipulação), homeopáticas e alopáticas estejam subordinadas ao
pagamento do Imposto sobre Serviços.
·
Poderá ser votado na comissão o parecer do deputado relator, Manoel
Júnior (PMDB-PB), pela não implicação da matéria e pela rejeição.
Piso salarial para o
magistério
PL 3020/2011 – do dep. Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS) - altera o caput do art. 4º
da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que Regulamenta a alínea
"e" do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições
Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional
nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, a fim
de viabilizar que Estados e Municípios não beneficiados pela complementação da
União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de
Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB possam receber
complementação da União para integralização do piso salarial profissional
nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
(Apensado: PL 3941/2012)
Comissão de Finanças e Tributação (CFT)
Quinta-feira (09), plenário 4, às 10 horas.
Quinta-feira (09), plenário 4, às 10 horas.
Audiência Pública / Tema:
Debate sobre a
proposta de desoneração da folha de pagamento do setor produtivo. (REQ 2/2015,
dep Manoel Junior - PMDB-PB)
Convidados:
1.
Márcio Pochmann, Economista da Universidade
Estadual de Campinas;
2.
Daniel Pimentel Slaviero, Presidente da ABERT
e Diretor Geral do SBT/Brasília.
Comissão de Legislação Participativa (CLP)
Terça-feira (07), plenário 3, às 17 horas.
Terça-feira (07), plenário 3, às 17 horas.
Trabalho doméstico
Evento / Tema: Ato comemorativo
aos dois anos de promulgação da PEC das domésticas. Sugestão 8/2015 - Instituto
Doméstica Legal; Relator: Deputado Fábio Ramalho.
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado
(CSPCCO)
Terça-feira (31), plenário 5, às 14 horas.
Terça-feira (31), plenário 5, às 14 horas.
Combate aos roubos de cargas e transportes de valores
REQ 13/2015 – do dep. Major Olimpio (PDT-SP) - Requer a criação de uma Subcomissão
Especial, dentro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado
- CSPCCO, com o objetivo de promover estudos e apresentar propostas de
modernização da Legislação Brasileira para que medidas efetivas de combate aos
roubos de cargas e de transporte de valores sejam tomadas.
Controle de armas, munições e explosivos
REQ 15/2015 – do dep. Alexandre Leite - requer a criação de Subcomissão Permanente
para tratar do controle de armas, munições e explosivos.
Conselho Nacional de Combate à Discriminação
REQ 19/2015 – do dep. Jair Bolsonaro (PP-RJ - que requer a convocação da Senhora
Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos, para prestar
esclarecimentos sobre a Resolução nº 11, de 18 de dezembro de 2014, do Conselho
Nacional de Combate à Discriminação - CNCD/LGBT.
Atuação da Polícia Federal nas fronteiras
REQ 29/2015 – do dep. Aluisio Mendes (PSDC-MA) - Requer a criação de Subcomissão
Especial destinada a analisar e debater a atuação da Polícia Federal no combate
ao tráfico de armas e drogas nas regiões de fronteira do Brasil.
Mortalidade e consequências dos acidentes de
trânsito
REQ 31/2015 – do dep. Delegado Waldir (PSDB-GO) - que requer seja criada
Subcomissão Especial para Discutir a Mortalidade e as Consequências dos
Acidentes de Trânsito no Brasil.
Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)
Terça-feira (07),
plenário 7, às 14:30 horas.
Políticas públicas de apoio e incentivo ao ensino e assistência
REQ 48/15, da deputada
Alice Portugal (PCdoB-BA), que requer a realização de audiência pública
conjunta das Comissões de Educação, de Seguridade Social e Família e de Ciência
e Tecnologia, Comunicação e Informática, destinada a discutir as políticas
públicas de apoio e incentivo ao ensino e assistência, à pesquisa, ao
intercâmbio de experiências dos Hospitais Universitários e de Ensino.
Audiência pública com o Ministro da Fazenda
REQ 49/15 - do dep. Toninho Pinheiro (PP-MG) - Solicita realização de audiência
pública com Excelentíssimo Senhor Ministro da Fazenda Joaquim Levy.
Política de saúde para o
enfrentamento das DST/HIV/AIDS
REQ 52/15 - da dep.
Erika Kokay (PT-DF) - Requer a realização de audiência pública com o objetivo
de debater a política de saúde para o enfrentamento das DST/HIV/AIDS.
Novas regras para concessão do auxílio doença e pensão por morte
REQ 53/15 - do dep. Eduardo Barbosa (PSDB-MG) - Requer inclusão de convidado para a
audiência pública, aprovada através do Requerimento n° 41/2015 CSSF, para
debater os efeitos da Medida Provisória n° 664, de 2014, que estabelece novas
regras para concessão do auxílio doença e pensão por morte.
Eleva a pena mínima do crime de violência doméstica
PL 5.097/13 - da deputada Aline Corrêa (PP-SP) - Altera os arts. 129 e
145 do Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal. A
proposta eleva a pena mínima do crime de lesão corporal em situação de
violência doméstica e estabelece que a ação penal de crime de violência contra
a mulher é ação pública incondicionada.
·
A
comissão pode votar o parecer da relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF), pela aprovação
deste, do PL 5114/2013, do PL 7025/2013, e do PL 7056/2014, apensados, com
substitutivo.
·
A
proposta também será analisada na Comissão de Constituição e Justiça e de
Cidadania (CCJC).
Faculta aos portadores de deficiência auditiva o ensino de
língua estrangeira
PL 2.487/07 - do dep. Augusto Carvalho (SD-DF) -
Acrescenta dispositivo à Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que
estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). A proposta faculta
aos portadores de deficiência auditiva o ensino de língua estrangeira, desde
que o estabelecimento de ensino utilize a Libras - Língua Brasileira de Sinais.
·
Foi concedida vista ao deputado Dr. Paulo César
(PR-RJ).
·
O projeto também será analisado nas Comissões de
Educação (CE) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Ampliação da participação dos profissionais de saúde na perícia da
Previdência Social
PL 7.200/10 - do dep. Ricardo Berzoini (PT-SP) e outros - Altera o § 1º do art. 42 da
Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, para dispor sobre a ampliação da
participação dos profissionais de saúde na perícia da Previdência Social.
·
Pode
ser votado o parecer do relator, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), pela
aprovação, com substitutivo.
·
Foi concedida vista ao deputado João
Ananias (PCdoB-CE).
·
A proposta também será analisada na Comissão de Constituição e Justiça e
de Cidadania (CCJC).
Cria o Programa Federal de Incentivo ao Trabalho Educativo
PL 2.942/11 - da dep. Flávia Morais (PDT-GO) - Cria o Programa Federal de Incentivo
ao Trabalho Educativo (Projovem) para assegurar estágio remunerado.
Pode ser analisado na Comissão o parecer da relatora, deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), pela aprovação, com substitutivo.
Pode ser analisado na Comissão o parecer da relatora, deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), pela aprovação, com substitutivo.
·
A matéria também
será analisada nas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público
(CTASP), de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de
Cidadania (CCJC).
Regulamenta a profissão de Naturólogo
PL 3.804/12 - do deputado Giovani Cherini (PDT-RS) - Regulamenta a profissão de
Naturólogo. A proposta estabelece que o profissional que exerce a Naturologia
utilize técnicas e procedimentos terapêuticos tidos como holísticos visando a
promoção e a recuperação da saúde.
·
O colegiado
pode votar o parecer do relator, deputado Mandetta (DEM-MS), pela aprovação, com
substitutivo.
·
O projeto
também será analisado nas Comissões de Trabalho, de Administração e de Serviço
Público (CTASP) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Audiência Pública - Redução da mortalidade materna no Brasil
·
Foram
convidados para participar da audiência: Representante do Ministério da Saúde;
a Coordenadora-Geral de Saúde das Mulheres da Secretaria de Políticas para as
Mulheres da Presidência da República, Rurany Ester Silva; o Consultor Nacional
da OPAS/OMS, Adriano Tavares; a
Diretora Jurídica e de Negócios da Associação (Artemis), Ana Lúcia Dias da
Silva Keunecke.
Comissão de
Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)
Quarta-feira (08), às 14h30, plenário 12
Quarta-feira (08), às 14h30, plenário 12
Atual cenário do desemprego no Brasil
REQ 19/15 - do dep. Daniel Almeida (PCdoB-BA) - Requer a inclusão da CSPB -
Confederação dos Servidores Públicos do Brasil e da nova Central NCST no rol
dos debatedores do requerimento de Audiência Pública nº 04/2015 que irá debater
o atual cenário do desemprego no Brasil.
Nomeação de candidatos aprovados no concurso para Auditor-Fiscal da
Receita Federal
REQ 20/15 - da dep. Geovania de Sá (PSDB-SC) - Solicita a realização de audiência
pública para discutir a nomeação de candidatos aprovados no concurso para
Auditor-Fiscal da Receita Federal.
Nomeação de candidatos aprovados no concurso do Banco Central do Brasil
REQ 21/15 - da dep. Geovania de Sá (PSDB-SC) - Solicita a realização de audiência
pública para discutir a nomeação de candidatos aprovados no concurso do Banco
Central do Brasil e que já foram capacitados em curso de formação.
Atual conjuntura político-econômica nacional
REQ 22/15 - do dep. Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS) - Solicita a convocação do
Ministro de Estado da Fazenda, Sr. Joaquim Levy, para prestar informações sobre
a atual conjuntura político-econômica nacional.
Impactos sociais das novas regras do auxílio doença e pensão por morte
REQ 23/15 - do dep. Leonardo Monteiro (PT-MG) - Requer que seja convidado o
Ministro da previdência Social, Sr, Carlos Eduardo Gabas, a fim de expor as
ações em desenvolvimento e metas a serem cumpridas no exercício de 2015, alem
dos impactos sociais das novas regras do auxílio doença e pensão por morte
incluídas na Medida Provisória nº 664/2014 que tramita no Congresso Nacional.
Ausência em audiência pode prejudicar ação trabalhista
PL 2.395/11 (PLS 268/2010) - do sen. José Bezerra (DEM-RN) -
Altera o art. 732 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo
Decreto-Lei nº 5.452, de 1° de maio de 1943, para dispor sobre a pena aplicada
ao reclamante pelo não comparecimento à audiência. A proposta torna a ausência por três vezes do autor de processo
trabalhista em audiência impedimento para propor nova ação com o mesmo objeto.
·
Fon
concedida vista ao Deputado Vicentinho (PT-SP)
·
O projeto
também será analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
(CCJC).
Disciplina
o abandono de emprego
PL 4.001/12 (PLS 637/2011) - do sen. Valdir Raupp (PMDB-RO) -
Acrescenta parágrafos ao art. 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT),
aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para disciplinar o
abandono de emprego.
·
Aguarda
votação na Comissão o parecer do relator, deputado André Figueiredo (PDT-CE), pela
aprovação deste e da Emenda apresentada nesta Comissão, com substitutivo.
·
Foi
concedida vista ao deputado Assis Melo (PCdoB-RS).
·
A
matéria também será analisada na Comissão de Constituição e Justiça e de
Cidadania (CCJC).
Conflito de interesses no exercício de cargo ou emprego do Poder
Executivo federal
PL 6.303/13 - do Poder Executivo - Altera a Lei nº 12.813, de 16 de maio de 2013, que
dispõe sobre o conflito de interesses no exercício de cargo ou emprego do Poder
Executivo federal e impedimentos posteriores ao exercício do cargo ou emprego.
·
Poderá ser
apreciado na Comissão o parecer da relatora, deputada Gorete Pereira (PR-CE), pela aprovação.
·
A proposta
também será analisada nas Comissões de Finanças e Tributação (CF) e de
Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Estruturação do Plano de Carreiras e Cargos dos Servidores da Defensoria
Pública da União
PL 7.922/14 - da Defensoria Pública da União - Dispõe sobre a estruturação do Plano
de Carreiras e Cargos dos Servidores da Defensoria Pública da União, fixa o
valor de suas remunerações e dá outras providências.
·
Aguarda no
colegiado a votação do parecer do relator, deputado Laercio Oliveira (SD-SE), pela aprovação
deste e pela aprovação parcial das Emendas nºs 1 e 2, apresentadas nesta
Comissão, com emenda; e pela rejeição da Emenda nº 3.
·
Foi
concedida vista ao deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS).
·
A
proposição também será analisada nas Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e
de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Plano
de Carreira do Tribunal de Contas da União
PL 7.926/14, do Tribunal de Contas da União, que altera dispositivos da Lei nº 11.950,
de 17 de junho de 2009, e dispõe sobre o Quadro de Pessoal e o Plano de
Carreira do Tribunal de Contas da União e dá outras providências.
·
O projeto também será analisado nas Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de
Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Muda
período de férias escolares com o intuito de incentivar o turismo
PL 3.700/04 - do dep. Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) - Dispõe sobre a instituição no Brasil,
do conceito de férias partilhadas na forma que específica e dá outras
providências. A matéria torna o período de
férias no estado de São Paulo diferente dos de outros estados, instituindo o
conceito de férias partilhadas na legislação brasileira. O objetivo da proposta
é incentivar o turismo.
·
Pode ser votado na comissão o parecer do relator, deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE), pela rejeição.
·
Foi
concedida vista à deputada Flávia Moraes (PDT-GO).
·
A proposta
teve parecer pela rejeição nas Comissões de Cultura e de Turismo e também será analisada na Comissão de Constituição e Justiça e de
Cidadania (CCJC).
Organização do sistema nacional de emprego
PL 5.071/09 - do dep.Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) - Regulamenta o inciso XVI
do art. 22 da Constituição Federal que trata da organização do sistema nacional
de emprego, para a adoção de políticas anticíclicas de emprego e dá outras
providências.
·
O projeto também será analisado nas Comissões de
Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Permite pagamento do Fies com FGTS
PL 7.747/10 - do dep. Augusto Carvalho (SD-DF) - Altera as Leis nº 11.128, de 28 de
junho de 2005; nº 10.260, de 12 de julho de 2001; e nº 8.036, de 11 de maio de
1990. A proposição fixa prazo para a comprovação da quitação de
tributos e contribuições pelas entidades mantenedoras das instituições de
ensino superior do Prouni; fixa novo prazo de carência nos financiamentos e autoriza
a renegociação de contratos; autoriza a movimentação de conta vinculada do FGTS
do trabalhador para o pagamento de dívida contraída junto ao FIES.
·
Pode ser
votado no colegiado o parecer da relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), pela aprovação,
com emenda.
·
A
matéria também será apreciada nas Comissões de Educação (CE), de Finanças e
Tributação (CFT) e de Constiutição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Institui
a consignação em folha de pagamento de aluguéis residenciais
PL 462/11 - do dep. Julio Lopes (PP-RJ) - Institui a consignação em folha de
pagamento de aluguéis residenciais.
·
Aguarda
votação na Comissão do parecer do relator, deputado Laercio Oliveira (SD-SE), pela aprovação
deste e dos PLs nºs 2.848/2011 e 4.091/2012, apensados, com substitutivo.
·
Foi
concedida vista ao deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS).
·
A matéria também será analisada na Comissão de Constituição
e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Dumping social
·
Aguarda
na Comissão votação do parecer do relator, deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), pela
aprovação.
·
A matéria também será apreciada nas Comissões de
Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) e de Constituição e
Justiça e de Cidadania (CCJC).
Concede
anistia aos servidores do Poder Judiciário da União e do MPU
PL 6.093/13 - do dep. Lucio Vieira Lima (PMDB-BA) - Concede anistia aos servidores do
Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União que participaram de
greve ou movimento reivindicatório realizados pelos sindicatos das categorias,
de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012.
·
Pode
ser votado na Colegiado o parecer da relatora, deputada Gorete Pereira PR-CE), pela aprovação
deste e pela rejeição do PL nº 6.185/2013, apensado.
·
A proposta também será analisada nas Comissões de
Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Desconto em folha de pagamento de doações
PL 6.609/13 - do dep. Takayama (PSC-PR) - Dispõe sobre a autorização para desconto
em folha de pagamento de doações, e dá outras providências.
·
Foi
concedida vista ao deputado Vicentinho (PT-SP).
·
A matéria
também será analisada nas Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de
Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Comissão de
Turismo (CTUR)
Terça-feira (07), plenário 5, às 14 horas
Terça-feira (07), plenário 5, às 14 horas
Turismo sexual durante
a realização das Olimpíadas
Audiência Pública /
Tema
Debater a repressão do turismo sexual durante a realização das
Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016. Requerimentos: 16/15 (CESPO); 8/15 (CTUR)
e 31/15 (CREDN)
Convidados:
1.
José Eduardo Cardozo,
Ministro de Estado da Justiça;
2.
Representante do
Ministério do Turismo;
3.
Embaixador Agemar
Sanctos, Diretor de Relações Institucionais do Comitê Rio 2016, representando o
Comitê Olímpico do Brasil - COB;
4.
Andrew Parsons,
Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB.
Comissão de Viação e Transporte (CVT)
Audiência Pública - Quinta-feira (09), plenário 11, às 10h
Audiência Pública - Quinta-feira (09), plenário 11, às 10h
Preservação da ordem pública
Audiência
pública / tema: A Comissão realiza audiência pública para debater a implementação do §
10, do art. 144 da constituição federal, que trata da preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do
patrimônio.
·
Foram
convidados para participar da audiência o Ministro de Estado da Justiça, José
Eduardo Cardozo; o Diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran); Sr.
Alberto Angerami; e o Presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores dos
Detrans e do Distrito Federal, Sr. Eider Marcos.
PL 6583/2013 – Estatuto da Família
Terça-feira (07), às 14h30min, plenário 12.
Terça-feira (07), às 14h30min, plenário 12.
Audiência Pública sobre o PL
REQ
1/2015 – do dep. Anderson Ferreira (PR-PE) - requer a realização de Audiência
Pública destinada a discutir o PL 6583/2013 do Sr. Anderson Ferreira, que
dispõe sobre o Estatuto da Família
Comissão Externa – Paralisação Nacional
dos Caminhoneiros
Quarta-feira (08), às 14h30min, local a definir.
Quarta-feira (08), às 14h30min, local a definir.
Avaliação sobre a reunião entre o governo e entidades representativas do
setor de transporte rodoviário de cargas.
Audiência Pública sobre
a Paralisação
REQ 5/2015 – do deputado Hugo Leal - que requer a realização de Audiência Pública
no âmbito dessa Comissão Externa para debater a Paralisação Nacional dos
Caminhoneiros.
PL 251/2005 – Despesa com Pessoal na área
da Saúde
Quarta-feira (08), às 14h30min, plenário 16.
Quarta-feira (08), às 14h30min, plenário 16.
·
Instalação da Comissão.
·
Eleição do Presidente e dos vice-presidentes.
Agenda prevista do Senado Federal:
Plenário
- Terça-feira (07), a partir das 14 horas.
Atividades
essenciais e exclusivas de Estado
PLC 13/2013 (7607/2010) – Dep. José
Chaves (PTB – PE) - acrescenta parágrafo único ao art. 1º da Lei nº 5.194, de 24
de dezembro de 1966, caracterizando como essenciais e exclusivas de Estado as
atividades exercidas por Engenheiros, Arquitetos e Engenheiros-Agrônomos
ocupantes de cargo efetivo no serviço público federal, estadual e municipal.
·
Discussão
e votação em turno único da proposta tendo parecer do relator,
senador Romero Jucá (PMDB – RR), pela aprovação.
Financiamento Público de Campanhas
PLS 268/2011
– Sen. José Sarney (PMDB-AP) e outros -
dispõe sobre o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais e dá
outras providências.
·
Discussão
e votação em turno único da proposta tendo parecer do relator do
vencido, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), pela aprovação na Comissão de
Constituição e Justiça (CCJ).
Relatórios de Gastos em Campanhas Eleitorais
PLS 601/2011
–
do ex - Senador Pedro Taques (PDT-MT) - acrescenta o art. 27-A à Lei nº 9.504,
de 30 de setembro de 1997, que estabelece normas para as eleições, para impor
aos candidatos, partidos políticos e coligações o dever de divulgar na internet
relatórios periódicos referentes aos recursos arrecadados e aos gastos
efetuados na campanha eleitoral.
·
Discussão
e votação em turno único da proposta tendo parecer do relator do
vencido, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), pela rejeição na Comissão de
Constituição e Justiça (CCJ).
Doações para Campanhas Eleitorais
PLS 60/2012
–
Sen. Vanessa Grazziotin (PCdoB – AM) - altera o art. 24 da Lei nº 9.504, de 30
de setembro de 1997, para estabelecer vedações a doações para campanhas
eleitorais.
·
Discussão
e votação em turno único da proposta tendo parecer do relator,
senador Roberto Requião (PMDB-PR), pela aprovação na forma de Substitutivo na
Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Lei Orgânica da Assistência Social
PLS 279/2012
–
Sen. Cyro Miranda (PSDB-GO) - altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993,
Lei Orgânica da Assistência Social, para estabelecer a idade mínima de sessenta
anos para fins de recebimento do benefício de prestação continuada.
·
Discussão
e votação em turno único da proposta tendo pareceres dos relatores: - CDH, Senador Paulo Paim (PT-RS), favorável; - CAS,
Senadora Ana Amélia (PP-RS), favorável; e - CAE (em audiência, nos termos do
REQ nº 843/2013), Senador José Pimentel (PT-CE), pela rejeição.
Comissão
de Assuntos Econômicos (CAE)
Terça-feira (07), plenário nº 19, a partir das 10
horas.
Pacote de ajuste fiscal e perspectivas do
Ministério da Fazenda para 2015
Audiência Pública / Assunto / Finalidade - Analisar as
modificações ocorridas em virtude da edição das Medidas Provisórias nºs 664 e
665.
Convidados:
1.
Manoel Dias – Ministro de
Estado do Trabalho e Emprego
2.
Carlos Eduardo
Gabas – Ministro
de Estado da Previdência Social
Comissão
de Educação, Cultura e Esporte (CE)
Terça-feira (07), plenário nº 15, a partir das 11
horas.
Bolsa de estudo aos dependentes dos empregados
PLS 514/2007
– do
Sen. Paulo Paim (PT-RS) - dispõe sobre a concessão, pelo empregador, de bolsa
de estudo aos dependentes de seus empregados para sua formação
técnico-profissional metódica.
·
Discussão
e votação da matéria tendo parecer da relatora,
senadora Angela Portela (PT-RR), pela aprovação com a emenda oferecida,
acatando a emenda oferecida pelo Senador Valdir Raupp e a emenda nº
1-CAE,
na forma das subemendas apresentadas e rejeitando a emenda nº 2-CAE.
·
Serão
realizadas quatro votações nominais, uma para o projeto, uma para a emenda da
relatora, uma para as subemendas e outra para a emenda rejeitada.
Autoriza ausência do empregado que for prestar
concurso público
PLC 118/2013 – do Dep. Mauro Nazif (PSB-RO)
- acrescenta dispositivos à Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo
Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, a fim de autorizar a ausência ao
serviço do empregado que for prestar concurso público.
·
Discussão
e votação da matéria tendo parecer do relator,
senador Paulo Paim (PT-RS), pela aprovação com a emenda oferecida.
·
Matéria
a ser apreciada pelo Plenário do Senado.
Comissão de
Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR)
Quarta-feira (08), plenário nº 7, a partir das 09 horas.
Lei Geral do Turismo
PLS 511/2011 – do Sen. Rodrigo Rollemberg
(PSB-DF) - Altera a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre
a Política Nacional de Turismo, define as atribuições do Governo Federal no
planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico; revoga a Lei nº
6.505, de 13 de dezembro de 1977, o Decreto-Lei nº 2.294, de 21 de novembro de
1986, e dispositivos da Lei nº 8.181, de 28 de março de 1991; e dá outras
providências - Lei Geral do Turismo, para definir entre os prestadores de
serviços turísticos os albergues.
·
Discussão
e votação da matéria tendo parecer da relatora,
senadora Lídice da Mata (PSB-BA), pela aprovação com emendas nº1 e nº2 – CCJ.
·
A
matéria será apreciada nesta Comissão em decisão terminativa.
Política Nacional do Turismo
PLS 522/2011 – do Sen. Eduardo Amorim
(PSC-SE) - altera a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre a
Política Nacional de Turismo, define as atribuições do Governo Federal no
planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico; revoga a Lei no
6.505, de 13 de dezembro de 1977, o Decreto-Lei no 2.294, de 21 de novembro de
1986, e dispositivos da Lei no 8.181, de 28 de março de 1991; e dá outras
providências, para dispor sobre os convênios, contratos e parcerias firmados
com o Ministério do Turismo.
·
Discussão
e votação da matéria tendo parecer do relator,
Senador José Medeiros (PPS-MT), pela rejeição.
Multa no caso de resilição ou alteração em
contrato de hospedagem
PLS 43/2013 – da Sen. Ana Amélia (PP-RS) -
altera a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008 (Lei Geral do Turismo), para
limitar a multa no caso de resilição ou alteração do contrato de hospedagem.
·
Discussão
e votação da matéria tendo parecer da relatora,
senadora Lídice da Mata (PSB-BA), pela rejeição.
·
Comissão
de Assuntos Sociais (CAS)
Quarta-feira (08), plenário nº 9, a partir das 09
horas.
Lei dos Planos
de Saúde
PLC 6/2015 – do Dep. Simão Sessim (PP-RJ) - altera o art. 34 da Lei nº 9.656, de 3 de
junho de 1998 (Lei dos Planos de Saúde). Acrescenta parágrafo ao art. 34 da Lei
nº 9.656/98 (Lei dos planos de saúde), para excetuar as entidades de autogestão
constituídas sob a forma de fundação, de sindicato ou de associação da regra
segundo a qual as pessoas jurídicas que executam outras atividades deverão
constituir pessoas jurídicas independentes, especificamente para operar planos
de saúde.
·
Pendente de parecer do relator, senador Humberto
Costa (PMDB-RR).
Profissão de
Quiropraxista
PLS 599/2011 – da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) -
regulamenta o exercício da profissão de Quiropraxista.
·
Discussão e votação da matéria tendo parecer do relator, senador Paulo Paim (PT-RS), pela
aprovação.
Auxílio-acidente aos Produtores e Trabalhadores
autônomos rurais
PLS 408/2013
– da
Sen. Ana Amélia (PP-RS) - altera as Leis nº 8.212 e 8.213, de 24 de julho de
1991, para estender o auxílio - acidente aos produtores e trabalhadores
autônomos rurais.
·
Discussão
e votação da matéria tendo parecer da relatora,
senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB – AM), pela aprovação.
·
Em
12/12/2013, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), aprovou parecer favorável ao
projeto.
Redução de Intervalo de descanso e alimentação do
empregado
PLS 8/2014
– do
Sen. Blairo Maggi (PR-MT) - modifica o § 3º do art. 71 da Consolidação das Leis
do Trabalho - CLT – aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943,
para permitir a redução do intervalo para descanso e alimentação do empregado,
por meio de acordo ou convenção coletiva.
·
Discussão
e votação da matéria tendo parecer da relatora,
senadora Angela Portela (PT-RR), pela rejeição.
Previdência Complementar
PLS 9/2014
– do
Sen. Blairo Maggi (PR-MT) - altera a alínea “p” do § 9º do art. 28 Lei n°
8.212, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre as contribuições efetivamente
pagas por pessoa jurídica relativas a programa de previdência complementar na
composição do salário de contribuição.
·
Discussão
e votação da matéria tendo parecer da relatora,
senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), pela aprovação.
Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
PLS 198/2014
– do
ex - Senador Pedro Taques (PDT-MT) - altera a Lei nº 8.036, de 11 de maio de
1990, que dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para
permitir o saque do saldo do FGTS quando o trabalhador ou qualquer de seus
dependentes for acometido por doença grave.
·
Discussão
e votação da matéria tendo parecer da relatora,
senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), pela aprovação.
·
Inclusão
de Emenda apresentada no dia 01/04/15 pelo Senador Roberto Rocha ao PLS nº
198/2014.
2ª
PARTE da Reunião
Comparecimento de Ministro de Estado
Audiência / Finalidade: Comparecimento
espontâneo do Ministro de Estado da Saúde, Senhor Arthur Chioro, nos termos do
artigo 397, § 1º, do Regimento Interno do Senado Federal.
Comissão
de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)
Quarta-feira (01), plenário nº 3, a partir das 10
horas.
Anistia a dirigentes ou representantes sindicais e
trabalhadores
PLS 218/2014
– de
autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) -
altera a Lei nº 10.790, de 28 de novembro de 2003, que concede anistia a
dirigentes ou representantes sindicais e trabalhadores punidos por participação
em movimento reivindicatório, para ampliar o âmbito material, temporal e
pessoal da anistia.
·
Discussão
e votação da matéria tendo parecer do relator,
senador Randolfe Rodrigues (PSOL – AP), pela aprovação do projeto.
·
Em
10/12/2014, foi concedido pedido de vista coletiva.

Nenhum comentário:
Postar um comentário