terça-feira, 8 de dezembro de 2015

CRIME AMBIENTAL & DEPREDAÇÃO AMBIENTAL, opção pelo menor preço, ao invés de priorizar segurança: modelo de construção usado pela Samarco na barragem que ruiu no interior de MG é considerado o mais inseguro de todos.



Samarco utilizou modelo mais barato e inseguro de barragem
© Fornecido por Notícias ao Minuto
Um levantamento obtido pelo 'Folha de S. Paulo', com base em dados de desastres internacionais, apontou que o tipo mais comum de barragem, e também o mais…

O modelo de construção usado pela Samarco na barragem que ruiu no interior de MG é considerado o mais inseguro de todos. Das 68 ocorrências graves com barragens que ocorreram entre 1910 e 2010, pelo menos 40% delas foram exatamente como as de Mariana.

Um levantamento obtido pelo 'Folha de S. Paulo', com base em dados de desastres internacionais, apontou que o tipo mais comum de barragem, e também o mais barato, é o chamado pelos engenheiros de "a montante". Ou seja, os vários "degraus" da barragem, que são erguidos à medida que a quantidade de rejeitos aumenta, são feitos contra o barranco ou a parede que dá toda sustentação à estrutura, como era feito pela empresa em Minas Gerais.

De acordo com o geólogo David Chambers, se por um lado que as empresas de mineração investiram muito para aumentar suas produções de minério, por outro elas fizeram isso de forma insustentável, tanto do ponto de vista ambiental quanto social e econômico, relatou o jornal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário