segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SENSACIONAL & SERÁ EM FLORIANÓPOLIS-SC: O III Congresso Iberoamericano sobre Assédio Moral e Institucional em Florianópolis, de 8 a 11 de outubro de 2015.





III Congresso Iberoamericano sobre Assédio Moral e Institucional em Florianópolis, de 8 a 11 de outubro de 2015.

Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, 

Convidamos a todos e todas para participarem do  III Congresso Iberoamericano sobre Assédio Moral e Institucional, em nossa querida Florianópolis, no Brasil.
É com grande prazer que receberemos vocês, nos dias 8 a 11 de outubro de 2015, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Realizaremos esse III Congresso com o olhar voltado para o protagonismo dos múltiplos atores que compõem o campo da saúde dos trabalhadores no Brasil e seguiremos uma agenda crítica e abrangente nos diferentes campos da ação quer seja nos estudos e pesquisas como na construção de políticas públicas e diversas ações criativas, visando a transformação social.

Este evento é gratuito e fruto do desejo de fomentar o encontro entre diversos atores sociais de nossa América assim como consolidar o que acreditamos ser possível e necessário: sonhar, avançar e alcançar um mundo do trabalho sem humilhações, atos de violência e autoritarismos. Propomos enfrentar todas as formas de opressão e exclusão social, e não titubearmos neste caminho que traçamos, pois uma jornada de humilhações sempre começa com a pressão moral generalizada.
Perseguição laboral, mobbing, assédio moral, psicoterror, são diferentes maneiras de se referir ao mesmo fenômeno, que hoje chega a ser um dos problemas mais preocupantes no cotidiano dos trabalhadores. A violência moral, comumente, gera múltiplas consequências negativas para a saúde destes. Estes danos à saúde, na falta de sua identificação ou mesmo na presença de um diagnóstico equivocado, costumam ser tratados através de abordagens pouco eficazes, o que resulta na falta de resolução dos mesmos.
OBJETIVO
O objetivo do evento é propiciar um encontro para refletir sobre as situações que atravessam nossa realidade iberoamericana de modo geral e gerar estratégias de intervenção-articulação entre os profissionais e os trabalhadores da comunidade em situações de violência no trabalho. Além do mais, nossa prioridade é promover a saúde integral dos trabalhadores a partir de um enfoque de direito a inclusão e justiça social.
HISTÓRICO
O I Congresso Iberoamericano sobre Assédio Moral e Institucional aconteceu em 2011, no Distrito Federal do México. Nosso evento contou com participação massiva de diversos atores sociais da comunidade. Ao final deste evento, como comentado anteriormente, foi construída a Rede Iberoamericana pela dignidade no trabalho e nas organizações, cuja sede do evento seguinte ocorreu em Buenos Aires, na Argentina, em 2013.
No II Congresso Iberoamericano sobre Assédio Moral e Institucional, contamos com participação numericamente superior ao primeiro encontro, isso ocorreu devido a crescente sensibilização da temática frente a sociedade. No encontro pós-congresso, foi possível desenvolver avanços na organização da edição seguinte. Para tanto, foram apresentadas propostas de atividade, recuperando experiências já tidas em 2011 e naquele momento em 2013.
Respeitando todo o desenvolvimento da Rede, acrescida em forças entre novos e velhos integrantes, agora em 2015, apresentamos a vocês o III Congresso Iberoamericano sobre Assédio Moral e Institucional, em nossa querida Florianópolis, no Brasil
O Congresso Iberoamericano de Assédio Moral e Institucional ocorre a cada 2 anos, o IV Congresso acontecerá na cidade de Quito, no Equador, em 2017.
PRESIDENTA DO CONGRESSO NO BRASIL
Dra Margarida Barreto
CONVIDADOS CONFIRMADOS
INSCRIÇÕES ABERTAS E LIMITADAS
PROGRAMAÇÃO, CONTATO
SOBRE A REDE IBERO-AMERICANA PELA DIGNIDADE NO TRABALHO E NAS ORGANIZAÇÕES


Nenhum comentário:

Postar um comentário