terça-feira, 24 de novembro de 2015

Eleições Presidenciais na Argentina, a difícil escolha dentre os dois candidatos, todos conservadores

Maurício Macri & Daniel Scioli, qual o mais conservador?
Conheça a futura primeira-dama argentina, a mulher que suaviza a imagem de Macri

Para Juliana Awada, 41 anos, a política jamais está acima das amizades e dos afetos em geral

Por: Léo Gerchmann, de Buenos Aires
Juliana Awada será a primeira-dama argentina a partir de 10 de dezembro Foto: EMILIANO LASALVIA / AFP
Quando terminou o debate eleitoral do último dia 15, no qual Mauricio Macri e Daniel Scioli tiveram de se apartar da amizade que mantêm para assumir o papel de rivais políticos, as mulheres dos dois subiram ao palco e trocaram um beijo e um abraço. O público, claro, ficou observando aquele gesto espontâneo, tão pouco comum aos embates políticos.
Talvez essa cena explique um pouco da personalidade de Juliana Awada, 41 anos, a mulher que se tornará primeira-dama argentina em 10 de dezembro. Juliana não se preocupa excessivamente com as liturgias da política. No momento em que viu a amiga Karina Rabolini, a mulher de Scioli, não teve dúvida. Vestindo um tailleur azul-claro, simples, dirigiu-se a Karina, a quem abraçou e beijou, seguindo imediatamente para o lado do seu marido, o agora presidente eleito.
Macri aposta no diálogo e na união nacional para ajeitar economia
Presidente eleito da Argentina quer suspensão da Venezuela no Mercosul

Em agosto, durante uma entrevista, Juliana não teve pruridos e disse o que todos sabem. Macri e Scioli, seu adversário de ocasião, "são parecidos e ocupam o mesmo espaço político". Macri é tido como um conservador liberal em termos econômicos. Scioli é visto como integrante do setor peronista mais tradicional, também definido como conservador.
Pois bem. De conservadora nos costumes, Juliana pouco tem. Para ela, a política jamais está acima das amizades e dos afetos em geral. O protocolo pode ser removido com classe. Muita gente aposta que a disposição macrista de promover uma fase de diálogo na política argentina terá em Juliana não apenas uma aliada, mas também uma incentivadora.
Entre os amigos do casal Macri, ela é definida como "casual chique". Ou seja, comporta-se como uma adepta da informalidade, mas mantendo um estilo distinto. O sorriso é a expressão mais usual dessa portenha de longos cabelos castanhos, rosto com feições simétricas e gosto pelo uso de roupas despojadas — como o jeans, claro.
Ela própria assegura que sua grande virtude é a de se manter positiva. Durante a campanha do marido, 15 anos mais velho, teve, em alguns momentos, de fazê-lo tomar fôlego e ir adiante. Macri conseguiu deslanchar na campanha quando visitou bairros pobres, em especial os principais redutos dos adversários. Ali, ele acredita que reverteu a imagem que se solidificara a seu respeito: a de ser filho de um grande empresário que caiu na política por acaso.
Quando lhe perguntam sobre a atuação como primeira-dama, ela sorri e comenta:
— Meu projeto com Mauricio é o amor. Vou exercer com muita responsabilidade.
Assessores do político, com quem ZH conversou sobre a mulher do chefe, descreveram a suavidade que sua companhia empresta ao marido. De três pessoas ouvidas, duas disseram que ela o rejuvenesce.
Desde um episódio contado aos risos, quando ela apresentou Macri a sua mãe. Tudo muito protocolar. O namoro se iniciava, seis anos atrás. Mas era preciso que houvesse a apresentação formal. Assim é sua família. Portenha, nascida em 3 de abril de 1974, Juliana é filha do imigrante libanês Abraham Awada e de Elsa Esther Baker, descendente de sírios.
Desde então, a vida de Juliana mudou. Casou-se com Macri em 2010. Viu-se primeira-dama da cidade de Buenos Aires, a capital federal com status de província. Um ano depois, nasceu Antonia, a filha dela e de Macri.
O estilo refinado de Juliana traz referências da trajetória que ela teve até aqui. Na infância, a mãe a levava para viajar muito, em especial para Nova York, Paris e Londres. Objetivo das viagens: conhecer os últimos gritos da moda. Em Belgrano, bairro portenho de classe média alta, ela estudou numa escola bilíngue — a Chester College. Depois, passou uma temporada em Oxford, de onde retornou para trabalhar na empresa de roupas da família.
A vida amorosa começou cedo. Aos 23 anos, casou-se com Gustavo Capello. O casamento não durou. Depois, conheceu o belga Bruno Barbier Laurent, homem de fortuna avaliada em 400 milhões de euros, em um voo da Air France. Passaram a viver juntos, situação que se estendeu por 10 anos. Do relacionamento, nasceu a menina Valentina.
Um tema, em especial, tira o sorriso do rosto de Juliana: sua empresa têxtil Cheeky, onde faz desenhos de roupas exclusivas, foi envolvida judicialmente na terceirização de serviços precários. O assunto ficou mal explicado. Trata-se de uma prática investigada no setor da alta-costura. No figurino de uma primeira-dama, porém, não cai bem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário