domingo, 4 de setembro de 2011

Agente Poluidor e a agressão à legislação social protetora do meio ambiente


EXCESSO DE DEFESA
ALAL apoia manifesto da Abrasco em defesa da dignidade ofendida do Pesquisador Hermano Albuquerque de Castro, da Fiocruz

(*) Luiz Salvador

Hermano Albuquerque de Castro (Foto: Ivone Perez)

Ao invés de atacar o laudo técnico, empresa Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) ataca a dignidade do festejado pesquisador da Fiocruz, Dr. Hermano Albuquerque de Castro, não por suas reconhecidas habilitações e formação técnica, mas em sua personalidade e dignidade.

O festejado pesquisador brasileiro da Fiocruz foi chamado a atuar, visando diagnosticar e apontar os erros e falhas, depois de dois graves acidentes ocorridos no processo da siderurgia, com atingimento da população vizinha à fábrica instalada em Santa Cruz, zona oeste do RJ, sendo atingida por poluentes ambientais.

O perfil de profissional e pesquisador qualificado que é, é muito conhecido, palestrante e conferencista convidado nos mais destacados eventos do mundo do trabalho, no que se refere ao meio ambiente, incluindo o do trabalho, no que toca à saúde do trabalhador.

O Pesquisador Hermano Albuquerque de Castro é doutor titulado, atuando em Grupos de pesquisa, na FIOCRUZ, em Ambiente, Saúde e Cidadania, atuando na linha de impactos ambientais globais sobre a saúde, contaminação atmosférica e saúde, doenças Respiratórias Relacionadas aos Poluentes Aéreos, exposição Ambiental e ocupacional em Saúde, gestão de problemas socioambientais e promoção da saúde, pneumopatias Ambientais e Ocupacionais e segurança química.

Após o injustificado e desqualificado ato da empresa (TKCSA) que, insurgindo-se das conclusões do laudo, passou a atacar a pessoa, a dignidade e a personalidade do destacado pesquisador da Fiocruz, a ABRASCO - A Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva, veio a público manifestar apoio a Hermano contra os injustificados e preconceituosos ataques ao pesquisador, que tem prestado enormes serviços e contribuições técnicas de alto nível, visando o cumprimento da legislação ambiental, por um mundo equilibrado, livre dos riscos, dos perigos que ameaçam a prevalência da vida, em especial dos humanos e dos trabalhadores, em especial.

A ALAL – Associação Latino Americana de Advogados Laboralistas (www.alal.com.br), por conhecer o perfil do Pesquisador Hermano da Fiocruz e seu brilhante e elogiável trabalho técnico em prol de um meio ambiente sadio, vem, publicamente, manifestar apoio ao protesto da ABRACO, se solidarizando com o Dr. Hermano, em defesa de sua reputação e dignidade profissional atacada.

Leia o manifesto da ABRACO


ABRASCO manifesta seu apoio ao pesquisador Hermano Albuquerque de Castro
A Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) vem a público se solidarizar com o pesquisador Dr. Hermano Albuquerque de Castro, membro do Grupo Temático de Saúde e Ambiente da ABRASCO e docente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), diante da tentativa de desqualificação técnica a ele perpetrada pela empresa ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA). Após dois graves acidentes, ocorridos por falhas no processo da siderurgia, a população vizinha à fábrica instalada em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, foi atingida por poluentes ambientais. Ambos episódios geraram queixas e exacerbações de doenças entre a comunidade vizinha ao empreendimento. O pesquisador prontamente atendeu e acolheu a população que procurou o ambulatório de doenças ocupacionais e ambientais daquela Instituição. O atendimento gerou um laudo orientador para a Saúde Pública onde se aponta a necessidade de maiores investigações e vigilância por parte das autoridades públicas. O empreendimento, ao invés de buscar o diálogo e o desenvolvimento de ações necessárias para proteger a saúde a população, e desse modo agir dentro do princípio precaucionário da Organização Mundial de Saúde, preferiu desqualificar publicamente o pesquisador, distribuindo à comunidade um folheto corporativo de conteúdo panfletário e distorcido.
Link: http://fopspr.wordpress.com/2011/08/25/abrasco-manifesta-apoio-a-pesquisador-difamado-pela-tkcsa/
Veja o documento completo acessando o link: http://www.abrasco.org.br/UserFiles/File/ABRASCODIVULGA/2011/ABRASCOHAC.pdf

(*) Luiz Salvador é advogado trabalhista e previdenciarista em Curitiba-Pr, Ex-Presidente da ABRAT (www.abrat.adv.br), Presidente da ALAL (www.alal.com.br), Diretor do Depto. de Saúde do Trabalhador da JUTRA (www.jutra.org), assessor jurídico de entidades de trabalhadores, membro integrante, do corpo técnico do Diap, do corpo de jurados do TILS – Tribunal Internacional de Liberdade Sindical (México), da Comissão Nacional de Relações internacionais do CF da OAB Nacional e da Comissão de “juristas” responsável pela elaboração de propostas de aprimoramento e modernização da legislação trabalhista instituídas pelas Portarias-MJ 840, 1.787, 2.522/08 E 3105/09, E-mail: luizsalv@terra.com.br, site: www.defesadotrabalhador.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário